População perde benefícios por falta de informação, lamenta novo presidente do sindicato rural de Jangada

Imprimir
+ Agronegócio
Segunda, 10 Junho 2013 | DA REDAÇÃO
A população da zona rural do município de Jangada perde muitos benefícios e financiamentos por falta de informação. A afirmação é do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jangada, Joel de Campos Mialha, que assumiu recentemente o cargo para o mandato de 4 anos.
Joel frisou que muitos benefícios, como investimentos e financiamentos, não são utilizados pelos produtores por falta de informação. “Esta se perdendo muitos benefícios por falta de informação. Antigamente não existiam tantos financiamentos e a agricultura familiar era mais desenvolvida”, pontuou Mialha, em entrevista ao JangadaMT.

População perde benefícios por falta de informação, lamenta novo presidente do sindicato rural de JangadaPopulação perde benefícios por falta de informação, lamenta novo presidente do sindicato rural de Jangada

Segundo o presidente, uma das primeiras ações será de criar uma equipe e ir a todas as comunidades, orientando a população sobre seus direitos. “Quero levar esse grupo em todas as comunidades para estar explicando a população os benefícios, o que é preciso para ter acesso a todos esses benefícios”, disse.
Para fortalecer cada vez mais a agricultura familiar, o Sindicato Rural fortalecerá a parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Agricultura. “Queremos melhorar em todos os sentidos a agricultura familiar. Tenho um diálogo muito bom com o prefeito e vamos unir forças para fortalecer o produtor rural”, afirmou Joel Mialho.
Demonstrando já estar em sintonia com o poder executivo, o Sindicato Rural cedeu uma sala para a Secretaria de Agricultura do município .

Sob Joel Mialha, Sindicato Rural cedeu sala à Secretaria de Agricultura do município, visando maior atenção ao produtorSob Joel Mialha, Sindicato Rural cedeu sala à Secretaria de Agricultura do município, visando maior atenção ao produtor

FILIAÇÕES – Reorganizar a questão da filiação sindical está entre as ações que serão feitas a curto prazo. “Muito sindicalizados estão atrasados. Vamos correr atrás para que todos produtores estejam em dia com o sindicato. Hoje, apenas 30% estão com a situação regularizada”, frisou Joel. “Queremos evitar que essa inadimplência aconteça daqui para frente. Muita gente não sabe, mas se estiverem em dias com o sindicato tem muitos direitos, não somente a aposentadoria”, destacou o presidente.
Facilitar a vida do produtor rural, através da emissão do Imposto Territorial, certidões, 2ª via de CPF, entre outros documentos pessoais, é uma das metas da nova diretoria. “Temos que trabalhar para facilitar a vida do produtor rural, para que ele não precise ir à Cuiabá para fazer todos os procedimentos. Algumas coisas podemos fazer aqui mesmo em Jangada”.

Sindicato Rural já começa a reorganizar questão das filiaçõesSindicato Rural já começa a reorganizar questão das filiações

FOCO – Na avaliação de Joel, a falta de foco na produção é um dos quesitos que prejudica muito a agricultura familiar. “É necessário que se tenha foco para produzir melhor”.
QUALIFICAÇÃO – A qualificação, principalmente das trabalhadoras rurais, é um dos pontos importantes destacados pelo presidente do sindicato. “Queremos realizar cursos voltados à mulher da zona rural”.
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews