Comunidades quilombolas recebem oito toneladas de alimentos

Imprimir
+ Agronegócio
Terça, 14 Abril 2015 | Sejudh-MT
A Superintendência de Políticas e Promoção da Igualdade Racial (Suppir) da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), entregou alimentos estocáveis encaminhados pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) para quatro comunidades quilombolas da região de Nossa Senhora do Livramento: Lavandeira, Cabeceira de Santana, Jacaré dos Pretos e Barreiro. As famílias foram cadastradas pela Fundação Palmares, que solicitou de maneira emergencial os alimentos ao MDS. 

“Vivemos aqui com muitas dificuldades por causa da distância da cidade, nossa produção de alimentos é bem pouca, mas conseguimos sobreviver. Essas cestas que estão chegando vão nos ajudar e muito, pois a gente pode comer algo diferente do que temos aqui”, diz Maria Germana de Souza de 84 anos, nascida e criada na comunidade quilombola de Jacaré dos Pretos, ao receber os alimentos. 

As comunidades de Barreiro, Cachoeira de Santana, Jacaré dos Pretos e Lavandeira foram contempladas pela primeira vez. Eles começam a se organizar em forma de associações para facilitar o acesso deste e de outros programas do governo federal e estadual, que vão auxiliar numa melhora na qualidade de vida. 

Foram entregues 8.228 kg de alimentos, transportados pelos servidores do barracão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que fica em Rondonópolis, até as comunidades. O apoio logístico da secretaria atendeu o pedido da Fundação para combater a fome e a miséria das populações que estão em risco de vulnerabilidade. 

O presidente da associação de Lavandeira, Ataíde Divino de França, comenta que é uma conquista muito grande a distribuição dos alimentos. “Estamos trabalhando para atender as 70 famílias que aqui vivem, nos reunimos todos os meses para discutir as nossas necessidades, e esta é mais uma conquista que conseguimos junto a fundação. É muito gratificante, a Sejudh nos dando esse apoio vai fazer muita diferença na mesa das nossas famílias, pois a distância traz dificuldades na subsistência”. 

“Nós somos parceiros do programa Fome Zero e temos na Conab/MT, que tem a função de fazer a aquisição e armazenamento dos produtos, um grande aliado”, afirmou o gerente da unidade regional, Humberto Clóvis Kothe. “A aquisição dos alimentos é feita através de pregão eletrônico realizado pela Superintendência de Programa de Abastecimento da Conab/DF Unidade Matriz” , informou o Sr. Luiz Carlos Moraes, encarregado do Depósito do Armazém Conab/MT. 

Jucilene Maria Leite, 40 anos, casada e mãe de dois filhos, da comunidade de Lavandeira, transparecia alegria ao receber o alimento. “Nós nascemos e crescemos aqui com muita dificuldade na lida da roça, esses alimentos vão nos ajudar para economizar no básico; assim poderemos ter na mesa outros produtos, dando mais saúde aos nossos filhos”. 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews