Parecis SuperAgro consolida em Mato Grosso as feiras de tecnologia e negócio

Imprimir
+ Agronegócio
Segunda, 13 Abril 2015 | Viviane Petroli / AgroOlhar
Somente com um leilão de gado de corte a Parecis SuperAgro já registra faturamento de R$ 4,5 milhões. O montante recorde com a venda de gado só vem a mostrar a consolidação do evento no universo das feiras de tecnologia e negócios, não apenas de Mato Grosso, mas como do Brasil. A expectativa na 8ª edição é de R$ 175 milhões em negócios. A feira em Campo Novo dos Parecis segue até quarta-feira (15). Na manhã desta segunda-feira (13) o ex-ministro Ciro Gomes foi o palestrante principal da feira.
 
O leilão de gado de corte foi realizado no domingo (12) e superou em três vezes o resultado obtido nas edições passadas, segundo a organização.
“O que vemos aqui é a consolidação de uma feira diferente em Mato Grosso, que está dando exemplo para os demais municípios. Hoje, o agronegócio é pensando tanto da porteira para dentro quanto da porteira para fora devido o uso de tecnologias e biotecnologias. A difusão de tecnologias é essencial para que se continue crescendo e sustentando o Brasil”, declarou o presidente do Sindicato Rural de Campo Novo dos Parecis e organizador do evento, Alex Utida.
 
Conforme Alex Utida, o debate político nesta edição decorre da situação vivida pelo Brasil. “E, também, porque não tínhamos o apoio político que temos hoje. Prova disso, é a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA)”.
 
Até quarta-feira (15) os produtores rurais terão a oportunidade não apenas de fazer negócios, mas também de buscar conhecimento em palestras e até mesmo com empresas de tecnologia e biotecnologia.
 
“Essa troca de informação e conhecimento é essencial para nós produtores. Na Argentina a produtividade da soja chega a 100 sacas por hectare. A soja tem rentabilidade, o único problema é que sobra pouco para o produtor”, ressaltou o diretor da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Adolfo Petri.
 
O fato da Parecis SuperAgro trazer um foco voltado para o negócio e a tecnologia em Mato Grosso coloca Campo Novo dos Parecis à frente do seu tempo, na opinião do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado. “É em Mato Grosso que nasce o superávit da balança comercial do Brasil. A feira representa a tecnologia, o trabalho e a renovação. Aqui é um Brasil que realmente acontece”.
 
Nova Califórnia
 
Campo Novo dos Parecis, na visão do deputado federal Valtenir Pereira, é considerada uma “Nova Califórnia”, visto o seu potencial produtivo.
 
De acordo com o deputado federal Adilton Sachetti, o “agronegócio tem que lutar para mostrar que não é aquilo que a cidade fala. Estamos mostrando que produzimos com sustentabilidade”.
 
Conforme o deputado federal Nilson Leitão, para Mato Grosso ser um Estado completo em produção falta apenas melhorar a produção no que diz respeito à agricultura familiar. “Falta apenas mais oportunidades para o pequeno produtor. Se eles tivessem mais oportunidades não teríamos de trazer de fora frutas e legumes, por exemplo”.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews