Curso de doma racional em mulas é finalizado nesta sexta em Jangada

Imprimir
+ Agronegócio
Domingo, 28 Setembro 2014 | DA REDAÇÃO

Foi finalizado nesta sexta-feira (26) em Jangada, o curso de doma racional em mulas. Sendo realizado na comunidade do Campo Limpo, no sitio Santa Luzia na propriedade do Srº. Orivaldo, entre os dias 22 a 26, promovido em parceria com o Sindicato Rural e prefeitura do município.
Utilização de técnicas de manejo adequadas, dispensando o uso da força, para tornar potros e éguas que nunca foram montados (xucros) em animais dóceis é a base do Curso de Doma Racional de Equinos, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).  
O instrutor, Elcio Montoia, conta que o treinamento tem a carga horária de 40 horas, a doma racional é feita em um local fechado, primeiro o animal começa a andar em circulo e os participantes do curso vão observando as reações dos animais. "Começa ali a ser construído um laço de amizade entre o animal e o aluno", explica o instrutor do Senar-MT. 
"Nesse tipo de doma não há violência e nem gritos no momento do manejo. Não se utiliza em momento algum algo que possa ferir os burros que estão sendo domados, tudo é feito com muita paciência, até que os alunos consigam montar os animais sem nem um risco dos animais tentar derrubá-los", disse.
O SENAR é uma instituição de Educação Profissional Rural voltada para produtores, trabalhadores rurais e seus familiares. Procura, por meio de eventos educacionais, mantê-los em sintonia com as exigências do mercado do trabalho. Ao lado da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), que congrega os 86 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), integra o Sistema Famato.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews