Preço da carne bovina deverá ficar mais caro nos próximos dias em MT

Imprimir
+ Agronegócio
Segunda, 01 Setembro 2014 | AGRO DEBATE
Aumento da arroba do boi influenciou cenário, diz Imea.Aumento da arroba do boi influenciou cenário, diz Imea.
O preço da carne deverá subir ainda mais em Mato Grosso nas próximas semanas. Isso porque o valor da arroba do boi está aumentado principalmente por causa das exportações e a carne está chegando mais cara para os frigoríficos, o que tem refletido no comércio varejista no bolso do consumidor.
De acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o mês de agosto registrou alta de 14% na carne bovina em relação ao mesmo período do ano passado, e o valor é um pouco maior do que a inflação. Dessa forma, o preço da carne vai ser ainda mais alto para o consumidor. Para o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, o mercado está “aquecido” tanto na demanda interna quanto na externa com compradores importantes para o estado.
Ele cita o Irã, que voltou a ter relações com o estado. Nos últimos dias o Egito também retomou as exportações. Assim, o superintende considera que o preço da carne está aumentando bem mais do que o valor cobrado pelos produtores. “O consumidor final do estado de Mato Grosso poderia estar consumindo a mesma carne, com a mesma qualidade por um preço muito menor do que vem pagando”, afirmou.
Já o economista Vitor Galesso avalia que o aumento de 14% é instável. “Nós não sabemos se esse aumento perdura nos próximos meses ou há uma redução, ou mesmo um aumento ainda maior”, frisou.
Um estudo realizado pelo Imea mostra a diferença de reajustes. De fevereiro de 2005 a junho de 2014 a arroba do boi subiu 123,8% ao passo que o salto no comércio foi de 201,70%.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews