Conab prevê tímido aumento na safra de grãos em Mato Grosso

Imprimir
+ Agronegócio
Sábado, 12 Abril 2014 | Só noticias

A safra de grãos em Mato Grosso vai crescer pouco no ciclo 2013/2014. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê aumento de 0,3% ante 2012/2013, passando de 45,9 milhões de toneladas para 46 milhões. A área de cultivo passou  de 12,3 milhões hectares para 13,1 milhão, aumento de 6,7% entre os dois períodos.

Em relação a safra de soja, a Conab projeta aumento de 13,2%, passando de 23,5 milhões de toneladas a 26,6 milhões. A área de cultivo passou de 7,8 milhões de hectares para 8,5 milhões (+9,8%). “De uma maneira geral, as chuvas em Mato Grosso ocorreram na dosagem certa ao longo do desenvolvimento da lavoura. Este fato contribuiu para que se alcançassem produtividades recordes na colheita verificada com as variedades precoces e semi tardias. As fortes chuvas nas últimas semanas de fevereiro atrasaram o cultivo em regiões específicas, mas não interferiram de maneira significativa nas produtividades, ressalvado os casos em que a colheita se deu com grãos apresentando níveis de umidade acima da recomendação, mas que se enquadravam no padrão, quando incorporados à massa de produção no interior dos armazéns graneleiros”.

Já na safra de milho a companhia prevê queda de 17%, passando de 19,8 milhões de toneladas a 16,5 milhões. A área de cultivo passou de 3,4 milhões de hectares a 3,2 milhões. “Na Região Centro-Oeste onde ocorrem as maiores produtividades nacionais para o cereal plantado nesse período, o recorde observado na redução da área plantada do milho primeira safra, mais que o efeito do clima, foi o responsável pela forte redução na oferta regional”, destacou, ao ser referir a primeira safra.

No Brasil, segundo a companhia, o estudo indica uma colheita de 190,6 milhões de toneladas. O volume representa um aumento de 1,1% em relação à safra passada, que foi de 188,7 milhões de toneladas.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews