Após confirmação da raiva em Acorizal a unidade do INDEA de Jangada reforça campanha de vacinação e notifica as propriedades em um raio de 12km

Imprimir
+ Agronegócio
Quarta, 13 Maio 2020 | DA REDAÇÃO
O INDEA-MT, ULE de Jangada, alerta aos produtores, pecuaristas de Jangada, para a necessidade, mesmo que seja facultativa, da vacinação do rebanho contra a Raiva Herbívora.
Existe circulação viral na região e, no mês de abril/2020, ocorreu um caso, em bovino, confirmado em Acorizal-MT, município vizinho, quando em um raio de 12 km da propriedade foco, torna-se obrigatória a vacinação e o reforço da vacina no rebanho.
Porém, a atenção deve se redobrar, pois no dia 07/05/2020, foi confirmado novo caso em Acorizal, a uma distância de aproximadamente 3,9 km do 1º caso. Neste o peri-foco atingiu Jangada-MT e, a ULE do INDEA-MT de Jangada estará realizando a notificação destas propriedades atingidas, iniciando nesta data.
Já foi realizada em abril/2020, captura de morcegos hematófagos em Acorizal, tendo sido encontrados em um poço, próximo a comunidade Vale da Serra. Sendo tratados aproximadamente 40 indivíduos, onde 10% foi enviado ao LASA para exames laboratoriais.
O importante é o produtor ter em mente que:
1)            A vacinação do rebanho contra raiva herbívora, mesmo no caso de ser facultativa, faz parte das medidas de profilaxia para manutenção da saúde do rebanho;
2)            Que a Raiva é uma zoonose, pode ser transmitida ao homem e no caso de animal doente, com sintomatologia nervosa, o INDEA-MT deve obrigatoriamente ser notificado para atendimento a ocorrência. Devendo ser evitada qualquer manipulação do animal por pessoas da propriedade;
3)            O produtor, tendo conhecimento de locais que possam estas abrigando morcegos, deve notificar ao INDEA-MT, para que seja encaminhada equipe treinada de servidores que farão a identificação da espécie alojada no local e, sendo hematófago a captura.
4)            Não deve ocorrer a manipulação de morcegos por pessoas não treinadas e que não façam partes de órgãos oficiais da área.
5)            Em caso de acidente com morcego ou contato com animal suspeito da enfermidade, o produtor deverá procurar imediatamente a Secretária Municipal de Saúde e relatar o ocorrido para que sejam aplicados os protocolos estabelecidos. Na sequência a SMS deverá informar a ULE do INDEA-MT.
6)            Em caso de dúvidas, denúncias  e/ou notificações o produtor(a), do município de Jangada-MT, deverá ligar na ULE, pelo telefone: 65 3344-1198 ou enviar e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews