Projeto de desenvolvimento da cadeia produtiva da mandioca deverá ser instalado em Jangada

Imprimir
+ Agronegócio
Quinta, 31 Outubro 2013 | DA REDAÇÃO
Agricultores Jangadenses poderão ser beneficiados com a implantação do projeto “Desenvolvimento de Tecnologia Social nas Cadeias Produtivas da Mandioca”. Em reunião realizada nesta quarta-feira (30.10) na Empaer de Jangada, o projeto foi explicado para cerca de 10 produtores pelo professor Marco Barelli, do departamento de Agronomia da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso).

O projeto foi explicado para agricultores de três comunidades, em reunião realizada na EmpaerO projeto foi explicado para agricultores de três comunidades, em reunião realizada na Empaer

O projeto visa fortalecer estratégias de tecnologia social nos empreendimentos econômicos solidários das cadeias produtivas da Fruticultura (culturas da banana, cupuaçu e caju), da Mandioca e do Mel nos territórios da Baixada Cuiabana, do Baixo Araguaia e do Portal da Amazônia, com finalidade de contribuir para a redução das assimetrias sociais existentes e favorecer o desenvolvimento territorial sustentável e solidário no Estado de Mato Grosso.
Em Jangada, o foco será a cadeia da mandioca, pela alta produção existente no município. O projeto é uma parceria da Unemat com a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Secitec (Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado) e Empaer (Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural).
O objetivo principal do projeto é aumentar a capacidade de produção da farinha, melhorando a qualidade dos equipamentos. Os “kits” que serão distribuídos são equipamentos industriais para produção da farinha.
“Jangada tem capacidade para receber mais de um kit. A quantidade depende do numero de comunidades e associações que tenham esse cultivo como atividade diária”, pontuou o professor.
Barelli disse ainda que se a comunidade assumir o projeto, ele tem a capacidade de melhorar a produção, e com isso melhorar a renda de todos. “Tem município que não tem essa capacidade que o município de Jangada tem. Por isso é importante aproveitar esse projeto”.
Presente na reunião, o Secretário Municipal de Agricultura, Esmael Divino, destacou que é importante agregar valor no produto através de uma empacotadeira.
Com o melhoramento dos equipamentos da farinheira, o próximo passo é a instalação da empacotadeira, conseguindo os selos Federais, Municipais ou Estaduais de qualidade.
O técnico agropecuário da Empaer, Roberto Damasceno, frisou que é muito importante que a comunidade tenha força de vontade, porque é através dessas parcerias que melhoram a situação de todos.
Os agricultores demonstraram muito interesse no projeto. Eles deverão se organizar em associações ou em grupos. Ainda não há prazos para o início do projeto, que está em fase de licitação dos equipamentos.
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews