Consumo de ovos aumenta em MT

Imprimir
+ Agronegócio
Segunda, 23 Dezembro 2019 | DA REDAÇÃO
O consumo de ovos aumentou nos últimos meses após a alta no preço da carne bovina em Mato Grosso. Com o consumo aumentando, o setor está otimista e tem registrando bons resultados. Em Primavera do Leste e em Campo Verde, a 239 km e 139 km de Cuiabá, respectivamente, as granjas estão aumentando a produção para dar conta da demanda.
Em uma granja de Campo Verde, mais de um milhão de ovos passam todos os dias pelas esteiras.
De agosto até novembro, a propriedade vendia a caixa com 360 ovos, ou 30 dúzias, por R$ 90. Já nas primeiras semanas deste mês a mesma quantidade passou a ser vendida por R$ 100. Um aumento justificado pelos custos e pelo consumo.
“Subindo os preços das carnes o consumidor migra para uma proteína mais barata, então temos uma procura maior pelo ovo. A galinha come o mesmo alimento que o suíno e o frango come, que são milho e soja. Essas matérias primas estão subindo no mercado e nós temos que acompanhar essa realidade”, explicou o gerente comercial da granja, Cláudio Bonetto .
Além da criação convencional de galinhas, a granja aposta em um sistema em que as aves podem circular soltas, sem o uso de gaiolas. Por enquanto, apenas 30 mil galinhas são mantidas nesse processo de criação, que é mais caro, já que ocupa um espaço maior e a coleta dos ovos precisa ser manual. No entanto, o ovo tem uma valorização de até 50%. Por isso, a granja já analisa a possibilidade de expansão desse modelo.
“Algumas empresas estão fazendo compromisso a partir de determinada data só usar ovos oriundos desse processo de criação , então nós também estamos acompanhando esse processo evolutivo”, disse.
De acordo com o gerente geral da granja, Oberdan Schneider, um novo galpão deve ser construído no local.
“Já iniciamos uma nova estrutura, que vai ter um incremento aí de aproximadamente 138 mil aves e com isso nós vamos melhorar ainda a nossa qualidade e buscar atender a todos os nossos clientes”, contou.
Em outra granja, em Primavera do Leste, a produção cresceu 13% ao longo de 2019. Atualmente, são produzidos 3,2 milhões de ovos por dia. Um produto que sai de Mato Grosso e chega até outros 12 estados do país.
Neste ano, a exportação também está crescendo. Hong Kong e os Emirados Árabes, por exemplo, recebem 5% do que é produzido na granja.
“O ano começou difícil. Janeiro foi o mês mais complicado. Mas ao longo do ano o consumo foi crescendo, o que facilitou o nosso escoamento de produção e agora estamos vivendo um momento bom, chegando em dezembro com a demanda crescente do mercado, o que nos ajudará muito para finalizar bem o ano”, ressaltou o gerente executivo, Guilherme Moreira .
A empresa, que é a maior da América do Sul no segmento, também aposta em diferentes opções de ovos para o consumidor. Atualmente, são mais de 100 variações. Tem até 'ovo vegano'. A cartela lembra a do ovo convencional, mas carrega um composto em pó feito à base de ervilha e linhaça, que substitui o ovo em receitas para quem não consome proteína de origem animal.
“Queremos realmente atender todos os consumidores que hoje demandam diferentes produtos”, disse.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews