Quinze alunos são apreendidos em operação contra tráfico de drogas em escola de MT

Imprimir
+ Polícia
Quarta, 19 Outubro 2016 | OlharDireto
Denúncias da atuação de adolescentes envolvidos com tráfico de drogas, levaram ao cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão na Escola Estadual Francisco Alexandre Ferreira Mendes, no bairro Boa Esperança, na tarde desta quarta-feira (19).  A operação “Proteção ao Ambiente Escolar” contou com abordagem direta nas salas de aulas com apoio de cão farejador e resultou em 15 menores apreendidos e na apreensão em flagrante de uma adolescente. Uma faca, um canivete, telefones celulares e cigarros apreendidos, durante as buscas na escola.
Titular da Delegacia Especializada do Adolescente (DEA), o delegado Paulo Alberto de Araújo explicou que a operação é dividida em duas fazes e tem cunho preventivo. Nesta primeira fase, a operação visa proteger o ambiente escolar, resolvendo situações infracionais e retornando a um nível seguro para qualidade do sistema de aprendizado. Na segunda fase, com a participação de outros órgãos será desenvolvido o fortalecimento de palestras e ações orientativas na escola.
“Ações preventivas já foram agregadas à pedagogia da escola com intuito de formar barreiras contra o avanço do crime organizado de drogas. O objetivo da DEA e de órgãos parceiros é de agir de forma legitima a fim de promover a retomada do ambiente e manutenção da paz dentro da escola”, disse.
Araújo disse ainda que a ação tinha como alvo, adolescentes que frequentavam a escola com o intuito de fomentar a criminalidade. “Não falamos apenas do tráfico de drogas, mas da existência de várias outras infrações penais reveladas a partir do uso e consumo de drogas, decorrendo a diferentes perigos sociais para o usuário, sua família, para o estabelecimento de ensino, para o aprendizado e para a educação, que interferem na pessoa social para qual o adolescente está se preparando para ser no futuro.
A delegada regional de Cuiabá, Anaíde Barros de Souza, destacou que após a operação deflagrada há um ano, na Escola André Avelino, no bairro CPA-I, diminuíram os índices de roubo nos terminais e de homicídios na região. “É um trabalho diferenciado, que exige muita cautela e planejamento e que visa devolver um adolescente melhor para sociedade”, destacou a delegada. 
De acordo com a Polícia Civil, a operação foi desencadeada diante de denúncias da própria Escola, sendo instaurado pela DEA e contou com quase 100 policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães. A ação contou ainda com o apoio da 2ª Vara da Infância e Juventude, Juizado da Infância e Juventude, Ministério Público, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Secretaria de Mobilidade Urbana e o Canil da Polícia.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews