Mais de 3,5 mil menores receberam vacina errada contra a covid em MT

Imprimir
+ Geral
Sexta, 21 Janeiro 2022 | GazetaDigital
Em Mato Grosso, 3.533 doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas equivocadamente em crianças e adolescentes com idade entre 0 e 17 anos. É o que consta em manifestação da Advocacia-Geral da União (AGU), com base nos números retirados da Rede Nacional de Dados da Saúde. Em todo o país, são 57.147 menores de 18 anos que foram imunizados com doses para adultos. Os equívocos ocorreram em todas as unidades federativas.
Além de infringir o limite da faixa-etária mínima liberada para a imunização determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas ainda seriam de todas as farmacêuticas. Atualmente, no Brasil, apenas a vacina da Pfizer está liberada para esse público. Nesta quarta-feira (19), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski determinou que todos os estados se manifestem sobre a denúncia, no período de 48 horas.
A manifestação da AGU, assinada pelo advogado-geral da União, Bruno Bianco Leal, enfatiza diversos pontos classificados como aflitivos no processo de imunização equivocado de crianças e adolescentes. Conforme o documento, todas as unidades federativas do país cometeram esse erro.
É destacado o fato de que, as doses foram aplicadas em menores com idade entre 0 e 4 anos e também naqueles de 5 a 11 anos (antes da liberação da imunização desse grupo etário). E foram usadas vacinas da Astrazeneca, Coronavac e Janssen, mesmo sendo autorizada apenas a aplicação de Pfizer, nesse público. O cadastro indica que, sem qualquer critério aparente, milhares de doses de outros imunizantes foram aplicadas em adolescentes e crianças em diversos estados brasileiros.
De acordo com o relatório, desde o início da vacinação contra covid-19 foram vacinadas, no Estado, 41 crianças de 0 a 4 anos de idade, 167 com idade entre 5 e 11 anos e 3.325 na faixa etária de 12 a 17. Em se tratando das crianças de 0 a 11 anos é considerado o período até dezembro de 2021 e dos adolescentes até agosto do mesmo ano. Vale lembrar que em Mato Grosso a vacinação de adolescentes teve início somente em novembro do ano passado, quando a Secretaria de Estado de Saúde (SES) recebeu as primeiras doses para eles.

 

 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews