Há 25 anos na estrada, banda de lambadão vira "febre" na internet

Imprimir
+ Cotidiano
Sábado, 22 Outubro 2016 | RDnews
O videoclipe da banda Erresom, A Dança do WhatsApp, já ultrapassou, até o momento do fechamento desta matéria, as 381 mil visualizações no player de vídeos online Youtube. É um momento único para a banda de lambadão que já conta mais de 25 anos de carreira, completamente formada por irmãos -- assista abaixo.
A marca das 350 mil visualizações foi ultrapassada em apenas uma semana, algo raro no atual mundo saturado de youtubers de toda idade e tipo que se pensar. Famosos pelos shows sempre lotados nas periferias da Grande Cuiabá, a banda começou a ser gestada em 1985, quando Ronny, o irmão mais velho dos “erres”, ganhou de seu pai, o taxista Dorivaldo dos Santos, um violão e um pandeiro.
O gosto por música começou a partir daí, mas ser instrumentista não era bem a praia dele. Preferia cantar. Como havia instrumentos disponíveis em casa, quem tomou para si a tarefa de dominar a parte não orgânica da música foi seu irmão caçula, Ronaldo Filho que, diferentemente de Ronny, demonstrou desde sempre interesse e aptidão para ser instrumentista.
Aos dois irmãos, juntou-se o do meio, o terceiro erre, Ronildo. Mas o processo demorou quase dez anos entre o recebimento dos instrumentos das mãos do pai até o começo da banda. Já estamos em 1994.
Antes disso, Ronny sumiu de casa para ir participar de um show de calouros. Ganhou o primeiro lugar e uma surra da mãe por não ter avisado aonde estaria. No entanto, a família aprovou o gosto pela música popular, claro. E ele pôde seguir livremente o caminho até montar a banda.
Projeto familiar desde sempre, quem batizou a empreitada foi a mãe deles, Maria Helena Soares. Para Ronny, uma “brilhante ideia”.
Cinco anos depois do primeiro contato com os palcos, já em 1999, a banda grava o primeiro CD, cujo primeiro sucesso se chama Música do Jumento Apaixonado. Mas eles admitem que foi algo momentâneo. Em 2001, gravaram o segundo disco, Lambadão Pantaneiro. “Esse não emplacou, fomos esquecidos pela mídia, mas continuamos a cumprir as agendas de shows”, escreveu Ronny no perfil deles.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews