Grupo vencedor de concurso de quadrilhas em MT leva R$ 20 mil

Imprimir
+ Cotidiano
Segunda, 06 Julho 2015 | Do G1 MT
O grupo Balancê do Cerrado, do município de Nova Xavantina, localizado a 651 km de Cuiabá, foi o campeão do Festival de Quadrilhas do Vale do Araguaia. A final aconteceu no último sábado (4) em Porto Alegre do Norte, a 1.144 km de Cuiabá, e os quadrilheiros levaram um prêmio de R$ 20 mil, além de uma vaga para o Campeonato Brasileiro de Quadrilhas, que acontece ainda neste mês.
Segundo o presidente do grupo campeão, Airton Lopes de Campos, esse foi o segundo título dos quadrilheiros, que já haviam sido campeões, em 2013. Ele conta que o tema da apresentação deste ano foi “Meu Balancê Mamulengo”. “O nosso tema focou no figurino, nas músicas e nos adereços. Na apresentação misturamos um pouco de dança performática, com pegada forte, e teatro”, explica Airton sobre o diferencial da equipe.
O mamulengo, que é a representação de bonecos – como os bonecões de Olinda - e fantoches da cultura nordestina, foi escolhido por conta do contato do grupo com o tema. “Nós já fizemos apresentações de dança em escolas sobre o mamulengo. Para o concurso, fizemos uma pesquisa um pouco maior e preparamos a apresentação”, afirma.
Sobre o prêmio, o presidente explica que deve utilizar o dinheiro para custear a viagem de todo o grupo para o Piauí, onde será realizado o torneio nacional. “Em 2013 não conseguimos ir, já que não tínhamos verba. Com esse dinheiro faremos o fretamento dos ônibus para o Piauí”, coloca. “Nunca nos apresentamos fora do estado. Estamos batalhando para ir e a expectativa de todos está muito alta”, conta.
Para ele, o movimento quadrilheiro marcou o povo da região do Araguaia. “O grupo foi criado em 2011 e, de lá para cá, começamos a desenvolver essa cultura. Além disso, com as quadrilhas temos a oportunidade de tirar os jovens da rua e, com isso, tornar o projeto um modo de inclusão social”, explica.
Festival
O Festival de Quadrilhas do Vale do Araguaia acontece há 15 anos e é realizado pela Federação Mato-grossense de Quadrilhas e tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Lazer (Secel).
Esta edição do concurso teve quatro etapas. Elas aconteceram, respectivamente, em Novo Santo Antônio, Ribeirão Cascalheira, Canabrava do Norte, General Carneiro e Porto Alegre do Norte, que recebeu a final.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
Joomla 1.6 Templates designed by Joomla Hosting Reviews